es muss sein

Concentra-te em tudo menos no que tens realmente de fazer, em tudo menos no que precisas acima de tudo. Nas tuas "prioridades", se tiveres necessidade de lhe dar um nome.
Quais são as suas prioridades, senhor? Um Jaguar amarelo canário, uma casa com piscina e um cão chamado Pimpo a quem possa dar festinhas. A minha - a tua, é só uma? - é ter uma vida. Uma vida pequeninas, daquelas de bolso compactada numa edição Europa-América, num livro de letras pequeninas e capa amarela que faz lembrar uma vespa. Uma vida que se possa ler vezes sem conta e que mesmo assim não fica na memória de ninguém, nem cão nem gato, nem pedra nem sapato.
Para que é que queres uma vida, pergunta-me o senhor. Quero uma vida para poder comprar uma pirâmide de avelãs e dispô-las na sala à minha vontade, porque não estou numa prisão e posso fazer o que bem me apetecer às minhas avelãs. Umas avelãs, uma mísera pirâmide de avelãs pode ser metáfora para tanta coisa... O senhor fez uma cara esquisita, cara de muitos amigos e de quem não percebe nada de avelãs e da importancia que devem ter na vida de uma pessoa. Preciso de avelãs como preciso de amor, de uma casa para viver, mas de que é que me serve o Jaguar amarelo canário se posso andar de bicicleta, de patins, de skate?
A partir do momento em que a história da pirâmide de avelãs deixar de fazer sentido, eu páro de querer uma vida. Páro de querer ser feliz, nem que seja por um bocadinho e nem que seja com uma coisa pouco viva como um fruto seco. Mais molhado do que muita gente.
Tem de ser. Se gosto do que gosto, é porque tem de ser. Se cada um vive para o que vive, é porque tem de ser. Eu tinha de ser assim, o senhor tinha de querer um Jaguar e não um Lexus, nem um Mazda nem um Peugeot. Tinha de ser assim. Es muss sein.
Afinal, qual é o sentido da vida de uma pessoa se não puder fazer o que lhe apetecer? Nesses casos, o es muss sei acaba por ser remédio para tudo, uma espécie de prémio de consolação. Não podes ser feliz? Es muss sein. Não podes ter a casa, es muss sein, tens antes de fazer 3949848586 flexões para ganhar cérebro. Es muss sein meu senhor, es muss sein.