Alain de Botton explica porque temos sonhos:

Na maior parte do tempo, nós comandamos o nosso pensamento. Queres brincar com Legos? O teu cérebro está pronto para o fazer acontecer. Apetece-te ler um livro? Podes simplesmente juntar as letras e observar as letras e as palavras juntarem-se na tua imaginação.

Mas à noite, coisas estranhas acontecem. Enquanto estás na cama, a tua mente "liga" os mais espectaculares e muitas vezes, assustadores, espectáculos aos quais já assististe.

Porque é que os sonhos às vezes são assustadores? Durante o dia, podem acontecer coisas que nos assustam, mas estamos tão ocupados que não temos tempo para pensar convenientemente sobre elas. À noite, durante o nosso sono descansado, podemos deixar esses medos escapar e deixá-los dar uma volta pelo nosso pensamento. Ou talvez até a qualquer coisa que tenhamos feito durante o dia que é adorável mas que também não tivemos tempo de pensar nela. Pode simplesmente aparecer num sonho. Nos sonhos, voltamos a reviver coisas que nos escaparam, inventar histórias sobre o que gostaríamos de fazer, e explorar os medos que normalmente escondemos na parte mais escura da nossa mente.

Restante artigo aqui